As elevadas taxas de transferência de futebol estão a tornar-se cada vez mais a ordem do dia devido às elevadas somas que os clubes gastam para assinar os seus jogadores desejados.
No Verão de 2017, Paris Saint-Germain bateu o recorde de transferência após a conclusão do avançado brasileiro Neymar de Barcelona em 222 milhões de euros.
Mas a taxa de transferência de Neymar não é o único recorde no futebol mundial. Algumas outras transferências de futebol mais caras registadas são o comutador Mbappé PSG Kylian, e a ultrajante jogada de Phillipe Coutinho Barcelona no valor de £105m.
Curiosamente, as actuais maiores transferências de futebol aconteceram entre 2016, 2017, e 2018.
Quem é o jogador mais caro no mercado de transferências?
As transferências mais caras de todos os tempos classificadas
1. Neymar Jr – 222,00 milhões de euros (De Barcelona para o PSG, em 2017)
Neymar Jr. juntou-se a Paris Saint-Germain do FC Barcelona no Verão de 2017 por 222,00 milhões de euros. Isto faz de Neymar o jogador de futebol mais caro de todos os tempos.
A transferência de Neymar de Barcelona para o PSG veio com uma nota algo surpreendente. O brasileiro já jogou pelo clube catalão, tem um futuro promissor e já formou um trio com Lionel Messi e Luis Suarez, muitas vezes chamado ‘MSN’.
Na altura da conclusão, o acordo contratual completo entre Paris Saint-Germain e Neymar tinha ascendido a quase meio bilião de euros – e esta continua a ser sem dúvida a maior transferência de futebol de todos os tempos.
Para os adeptos de futebol, foi uma taxa dificilmente credível, um choque e uma jogada competitiva e inteligente feita pelo PSG, que tem visado constantemente a Liga dos Campeões.
MAIS: Os jogadores de futebol mais valiosos neste momento
Com o apoio da Qatar Investment Authority, o PSG tem sido um clube líder no mercado de transferências e tem estado envolvido em algumas das maiores taxas pagas aos jogadores.
2. Kylian Mbappé – 145,00 milhões de euros (Do Mónaco para o PSG, em 2018)
Paris Saint-Germain não parava com a taxa de transferência recordista envolvendo Neymar. O clube sediado em Paris retirou mais uma taxa recorde após ter sido anunciada a assinatura do Kylian Mbappé num empréstimo inicial que resultou num negócio permanente avaliado em 145,00 milhões de euros.
Aos 21 anos, Kylian Mbappé tornou-se o futebolista francês mais caro da história após a sua mudança do Mónaco para Paris Saint-Germain por 145,00 milhões de euros em 2018.
A decisão do PSG de espalhar uma quantidade tão grande em Kylian foi justificada. Mas o clube francês tinha gasto 367m euros para trazer dois jogadores de classe mundial para o Parc des Princes no espaço de um ano.
Actualmente, Kylian Mbappé é um dos melhores avançados do futebol mundial, tendo uma taxa de golo de 1,0 por jogo e atingindo consistentemente números duplos.
3. Ousmane Dembélé – 140,00 milhões de euros (De Borussia Dortmund a Barcelona, em 2017)
O desempenho de classe mundial de Ousmane Dembélé no Borussia Dortmund deu origem a um reconhecimento internacional, e clubes de topo como o FC Barcelona, Real Madrid e alguns gigantes da Premier League foram considerados interessados.
O FC Barcelona pagou 140,00 milhões de euros ao Borussia Dortmund por Ousmane Dembélé, com complementos que fizeram com que a taxa subisse para 147 milhões de euros.
Dembélé foi um dos jogadores em rápida ascensão na primeira equipa de Rennes e foi comparado a Cristiano Ronaldo pelo director desportivo do clube, Mikaël Silvestre.
De facto, Ousmane Dembélé teve um impressionante início de carreira na Bundesliga alemã com Dortmund. Foi nomeado na equipa da Bundesliga da época de 2017 e recebeu o prémio “Rookie of the Season” do campeonato.
4. Phillipe Coutinho – 135,00 milhões de euros (De Liverpool FC a Barcelona, em 2018)
O avançado “Next Generation” do Liverpool, Phillipe Coutinho, escolheu o FC Barcelona após um avanço na Premier League que o viu conquistar duas vezes o Prémio de Jogador da Época do Liverpool.
Após dois anos em Anfield, Coutinho decidiu que era a melhor decisão de se mudar para o Camp Nou, e foi completado por 135,00 milhões de euros com suplementos que o veriam aumentar mais 20 por cento.
5. João Félix – 127,20 milhões de euros (Do SL Benfica ao Atlético de Madrid, em 2019)
Após um início sensacional da sua carreira na Primeira Liga Portuguesa, João Félix fez uma grande mudança monetária do SL Benfica para o Atlético Madrid por 127,20 milhões de euros. O jovem futebolista português tinha numerosas ofertas mas escolheu a liga espanhola como sua prioridade.
Félix, no top-flight português, desempenhou surpreendentemente o papel principal na marcação de golos que ajudou o Benfica a conquistar o seu 37º título da liga na sua primeira e única temporada com eles. Recebeu o prémio de Melhor Jovem Jogador do Ano da Primeira Liga e o prémio Golden Boy.
Aos 19 anos, João Félix tornou-se o jogador mais jovem a marcar um hat-trick na UEFA Europa League. Félix é agora o futebolista português mais caro de sempre, quebrando o recorde inicial de transferência de Cristiano Ronaldo para a Juventus.
6. Antoine Griezmann – 120,00 milhões de euros (Do Atlético de Madrid a Barcelona, em 2019)
O desempenho sempre consistente de Antoine Griezmann foi monitorizado por Barcelona, que teve o mínimo de dedos para escrever a transferência do deslumbrante avançado francês.
O Barcelona espalhou 120,00 milhões de euros em Antoine Griezmann para fazer a segunda assinatura mais cara do clube depois de Ousmane Dembélé.
Griezmann, sob o comando de Diego Simeone, era uma alegria de assistir e um prolífico marcador de golos que tinha nos ombros os deveres de marcador de gol do Atlético Madrid. Ganhou a Liga Europa e foi nomeado para a Ballon d’Or e Melhor Jogador da FIFA.
Griezmann é um jogador versátil que pode desempenhar qualquer papel avançado, incluindo por vezes uma posição defensiva.
7. Jack Grealish – 117,50 milhões de euros (De Aston Villa a Man City, em 2021)
Em 2021, o Manchester City pagou 117,50 milhões de euros a Aston Villa por Jack Grealish, fazendo dele o jogador de futebol britânico mais caro da história. O inglês tinha justificado todos os motivos do interesse de Pep Guardiola em garantir os seus serviços.
O Manchester City activou a cláusula de libertação de Jack Grealish, com o jogador também a reconhecer o seu sonho de infância de jogar pelo clube.
MAIS: Jogadores mais valiosos da Premier League
Jack Grealish chamou a atenção do Man City depois de se ter estabelecido como um dos melhores jogadores da Premier League na campanha de 2019-20, marcando seis golos e dando dez assistências. Ele chegou ao clube com muitas expectativas.
8. Cristiano Ronaldo – 117,00 milhões de euros (Do Real Madrid à Juventus, em 2018)
Marcar um soberbo pontapé de bicicleta que ajudou o Real Madrid ao seu terceiro título consecutivo da Liga dos Campeões foi um indicador de que a Juventus estaria à procura dos portugueses para terminar os seus longos anos de espera pela glória europeia.
Antes da época 2018/19, a Juventus anunciou a assinatura de Cristiano Ronaldo do Real Madrid por um valor recorde de 117,00 milhões de euros, o que faz dele a assinatura mais cara da história do clube.
Com muitas expectativas e Ronaldo, que é frequentemente referido como um dos maiores futebolistas de todos os tempos, a Juventus estava apenas a preparar-se para uma nova fase na sua história.
A decisão de Ronaldo de deixar o Real Madrid pela Juventus foi uma surpresa para muitos adeptos de futebol. Mas os portugueses tinham os seus próprios objectivos definidos. E o anúncio de um negócio no valor de 117,00 milhões de euros era justificável para um jogador do seu calibre.
9. Eden Hazard – 115,00 milhões de euros (De Chelsea ao Real Madrid, em 2019)
Eden Hazard escolheu que era tempo de prosseguir o resto da sua carreira com os Los Blancos depois de ter atingido o auge da sua carreira. O belga tinha ganho grandes troféus com o Chelsea em Inglaterra, incluindo a Premier League, Europa League e a FA Cup.
O Real Madrid pagou 115,00 milhões de euros pelo Eden Hazard do Chelsea. A sua apresentação ao clube de fãs acabou por ser completamente diferente do que se esperava, onde os apelos a Kylian Mbappé passaram a ter um lugar central.
Durante os anos de pico do Eden Hazard na Premier League com o Chelsea, foi amplamente considerado um dos melhores jogadores do mundo devido às suas capacidades únicas.
10. Romelu Lukaku – 113,00 milhões de euros (De Inter de Milão a Chelsea, em 2021)
Romelu Lukaku estava a ter a forma da sua vida na Serie A italiana e na Europa na Inter de Milão sob a orientação de Antonio Conte. Os belgas, no entanto, escolheram que era tempo de voltar ao futebol inglês depois de duas temporadas.
Antes da época 2021/22, o Chelsea, uma equipa de aspecto novo liderada por Thomas Tuchel, gastou 113,00 milhões de euros para resolver as dificuldades de marcação de golos do clube.
Lukaku já tinha experiência da Premier League, onde tinha jogado anteriormente pelo Everton e Manchester United. E a sua jogada foi vista como um passo na direcção certa para os Blues, que tinham uma linha de frente mal disparada.
MAIS: Os clubes de futebol mais valiosos do mundo
O segundo regresso de Lukaku a Chelsea torna-se a sua segunda taxa de transferência recorde. Em 2017, transferiu-se de Everton para Manchester United por 75 milhões de libras esterlinas.
Envolvimento
As transferências de futebol estão a tornar-se demasiado caras, especialmente para jogadores dentro das cinco primeiras ligas europeias. No entanto, alguns destes jogadores valem o dinheiro e o valor.
O que parece preocupante é a verdadeira competição e o fosso que as enormes taxas de transferência causariam entre clubes mais pequenos e maiores.
Mas os clubes de futebol estariam dispostos a gastar para tirar os melhores jogadores do mercado devido ao aumento da concorrência.
Neymar Jr, Cristiano Ronaldo, Kylian Mbappé, João Félix e Eden Hazard são os jogadores mais caros do mercado